Para investir em ações, você deve contatar alguma corretora autorizada pela BM&FBOVESPA. Antes de investir em ações, é recomendável o estudo do assunto através do site da BM&FBOVESPA, que disponibiliza alguns cursos gratuitos para investidores iniciantes. Para acessar os cursos, clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico "Mercado de Ações"

Curso Básico "Mercado a Vista"

Curso Básico "Mercado de Opções"

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma corretora que disponha do sistema Home Broker, através do qual é permitida a negociação de ações via Internet.

A Eternit só possui ações ordinárias, que são negociadas na BM&FBOVESPA sob o código ETER3, no segmento Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa. A cotação das ações da Eternit pode ser acompanhada pelo site de Relações com Investidores, pelo site das corretoras, ou ainda pelo próprio site da Bovespa.

A política de dividendos é determinada pelo artigo 30 do Estatuto Social da Companhia:

“Juntamente com as demonstrações financeiras do exercício, os órgãos da administração da Companhia apresentarão à Assembleia Geral Ordinária, observadas as disposições legais aplicáveis e o previsto no presente Estatuto Social, proposta sobre a destinação a ser dada ao lucro líquido do exercício, respeitada a seguinte ordem de dedução:

(i) 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da Reserva Legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social da Companhia;

(ii) uma parcela poderá, mediante proposta do Conselho de Administração, ser destinada à formação de Reservas para Contingências, nos termos do artigo 195, da Lei n° 6.404/76;

(iii) 5% (cinco por cento) serão aplicados na formação da Reserva Estatutária de Manutenção do Capital de Giro, conforme prevista no artigo 32, do presente Estatuto Social;

(iv) uma parcela do lucro líquido do exercício poderá, mediante proposta do Conselho de Administração, ser retida com base em orçamento de capital previamente aprovado, nos termos do artigo 196, da Lei n° 6.404/76, observados os requisitos e limites legais;

(v) feitas tais destinações, o saldo remanescente será destinado ao pagamento do dividendo mínimo obrigatório, observado o disposto no artigo 32, do presente Estatuto Social;

(vi) Após tais destinações, havendo ainda saldo, remanescente, este será integralmente destinado ao pagamento de dividendos aos acionistas.

Parágrafo único. O pagamento de dividendos aprovados em Assembleia Geral e a distribuição das ações provenientes de aumento de capital serão efetuados dentro de 60 (sessenta) dias, contados da publicação da respectiva ata.”

Nos últimos anos, a Eternit tem distribuídos dividendos de forma trimestral, definido pelo Conselho de Administração da Companhia. Você pode conferir o histórico de dividendos clicando aqui.

A Eternit possui atualmente 179.000.000 ações ordinárias. Clique aqui para ver o gráfico atual da estrutura acionária.

As ações da Eternit são escriturais, custodiadas junto ao Banco Itaú. Os acionistas devem procurar manter suas informações cadastrais atualizadas junto a suas corretoras, pois isto garante o recebimento automático dos proventos depositados e acesso facilitado às informações. Qualquer agência do Banco Itaú está apta a receber solicitações e prestar atendimentos a acionistas da Eternit referente a custodia das ações. As ações passam a ser negociadas na condição "ex-proventos" no dia seguinte (inclusive), à deliberação de distribuição pelo Conselho de Administração, e o pagamento é realizado em data determinada na mesma reunião.

A Eternit divulga todos os fatos relevantes, resultados trimestrais e demais comunicados ao mercado simultaneamente a CVM/Bovespa através do sistema IPE e no site da Companhia. Demonstrações financeiras trimestrais, financial releases, relatórios anuais, comunicados, apresentações, e outros documentos relevantes estão disponíveis no site de relações com investidores da Eternit.

As convocações para Assembleias Gerais são realizadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência (1ª convocação), publicadas no Diário Oficial e no jornal Valor Econômico. Além disso, durante o período ficam disponíveis clicando aqui. Os acionistas deverão apresentar na sede social e para efetivar sua participação na Assembléia, devem apresentar documento de identidade e se inscrever no Livro de Presença, indicando seu nome, nacionalidade e residência, bem como a quantidade de ações de que forem titulares.

R. Dr. Fernandes Coelho, 85, 8º andar
Pinheiros, São Paulo – SP
CEP: 05423-040
Fax: (55 11) 3816-2782
E-mail: ri@eternit.com.br
Site: www.eternit.com.br/ri

Equipe de Relações com Investidores

Rodrigo Lopes da Luz
rodrigo.luz@eternit.com.br

Paula D. A. Barhum Macedo
(11) 3194-3881
paula.barhum@eternit.com.br

Thiago Scheider
(11) 3194-3872
thiago.scheider@eternit.com.br

2016 © ETERNIT
Todos os Direitos Reservados
Notas Legais
Política de Privacidade
Condições de Uso

imgCapctha