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Conselho de Administração

O Conselho de Administração (CA) é um órgão autônomo de natureza colegiada, composto por até 5 (cinco) membros, com atuação regulada por Regimento Interno, cujas principais responsabilidades são orientar os negócios da Companhia, acompanhar sua operação e administração, decidir sobre questões estratégicas, orientar a Diretoria sobre temas relevantes, deliberar sobre a distribuição de dividendos, além de criar Comitês para matérias específicas.

O mandato dos membros do CA é de dois anos com possibilidade de reeleição em Assembleia Geral Ordinária. O Conselho de Administração realiza no mínimo 6 (seis) reuniões por ano e reuniões extraordinárias sempre que necessárias ou quando convocadas por um de seus membros.

Nome Data de Eleição Término do Mandato
Marcelo Gasparino da Silva Presidente do Conselho 2017 Até AGO 2024

Advogado graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Administração Tributária Empresarial pela ESAG. Treinamento executivo em fusões e aquisições na London Business School, e no CEO FGV (IBE/FGV/IDE). Professor da Fundação ENÁ – Escola de Governo para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista.

Nos últimos 11 anos atua como conselheiro de administração independente em companhias abertas, com mais de 30 mandatos, sendo 6 anos como Presidente de Conselho de Administração.É Presidente do Conselho de Administração da ETERNIT desde 2017, Conselheiro de Administração VALE desde 2020, da CEMIG desde 2016 e membro do Conselho de Administração da PETROBRAS desde 2021.

Coordenador do Comitê de Sustentabilidade e membro do Comitê de Excelência Operacional e Riscos da VALE. Membro do Comitê de Finanças e Estratégia da CEMIG, Coordenador do Comitê de Geração Fotovoltaica da ETERNIT, membro dos comitês de Investimentos, de Auditoria das empresas controladas do Conglomerado PETROBRAS e Representante de Minoritários da PETROBRAS.

Com passagens pelos setores mineração e siderurgia, óleo & gás, petroquímico, logística, geração, transmissão e distribuição de energia, distribuição de gás natural, transformação do aço, indústria de base, construção civil, coberturas para construção civil inclusive com geração fotovoltaica, armazenagem e saneamento básico adquiriu competências, capacidades e conhecimentos, skills que permitem contribuir nas mais diversas matérias e estratégias que são tratadas nos conselhos que participa, tais como turnaroud, ESG, estrutura de capital, merger & acquisitions, venda de ativos non core, reestruturação financeira de companhias em crise, incluindo recuperação judicial, sucessão de executivos, questões jurídicas de alta complexidade e a liderança no enfrentamento que crises de impacto global como a COVID-19.

É Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2010. Iniciou sua carreira executiva como Diretor Jurídico-Institucional da CELESC (2007-2009); Foi Presidente do Conselho de Administração da USIMINAS durante o auge da crise econômica de 2015-16 em meio ao maior conflito societário brasileiro, com suas ações chegando a valer R$ 0,85 em janeiro de 2016 e superando R$ 4,00 em abril do mesmo ano, após importante atuação do Conselho. Em abril de 2017, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da ETERNIT para liderar seu turn around com a eleição de uma nova diretoria, mas no mesmo ano a Companhia sofreu importante revés em questão jurídica que baniu o uso do Amianto Crisotila no Brasil, e que acabou dragando-a para um Processo de Recuperação Judicial a partir de 2018. Liderando o board no complexo momento atuou para que a ETERNIT buscasse um novo negócio na área de energia fotovoltaica, sendo lançadas as telhas fotovoltaicas ETERNIT Solar e a Tégula Solar, incluindo no seu portfólio produto com tecnologia e inovação.

Foi membro dos conselhos de Administração da BRADESPAR (2015-16), BATTISTELLA (2016-17), CASAN (2019), CELESC (2011-14 e 2018-19), ELETROBRAS (2012-14 e 2016), ELETROPAULO (2016-18), GASMIG (2020-21), KEPLER WEBER (2017-20) TECNISA (2012-14) e USIMINAS (2012-16).
Foi conselheiro fiscal da AES TIETÊ (2013-14), BRADESPAR (2014-15), BRASKEM (2018-19) e PETROBRAS (2018-21).

Desde 2004, seu lançamento, é o mais antigo Consultor Externo do Prêmio Innovare. Exerceu a Advocacia por 15 anos, de 1995 a 2010.

Louise Barsi Conselheira 2017 Até AGO 2024

Economista e contadora. Foi Conselheira Fiscal da Unipar Carbocloro entre abril de 2016 a outubro de 2017 (setor de Cloro, Soda e Derivados), Estagiária de Research da Elite CCVM (Corretora de Valores Mobiliários) e Estagiária da Ordem dos Economistas do Brasil (Entidade de classe). Atualmente é Analista de Investimentos – Elite CCVM (Corretora de Valores Mobiliários) e membro do Conselho de Administração da Eternit desde dezembro de 2017.

Arlindo Porto Neto Conselheiro 2021 Até AGO 2024

Arlindo Porto Neto, formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, exerceu profissão de Contador e ampliou seus negócios como empresário, concessionário FIAT, e fazendeiro dedicando à cafeicultura e à Pecuária de Corte. Foi membro da PROPATOS, do Conselho Curador da FEPAM, do Sindicato Rural, da Associação Comercial e Industrial, da Cooperativa Mista Agropecuária, do Sindicato dos Contabilistas, fundador do Lions Clube Centro.
Prefeito da cidade de Patos de Minas-MG de 1983 a 1988, implantou o Governo Participativo, com mobilização popular através de Mutirões, priorizou obras destinadas ao atendimento às camadas mais pobres, criando vários programas sociais e promoção humana dentre eles o PROMAM e as creches municipais. Foi considerado um extraordinário Prefeito pelo planejamento da administração, fomento ao desenvolvimento criando 2 distritos industriais, estimulando a implantação de industriais, do CEASA e da Feira Livre, implantação projetou o município a nível Regional, Estadual e Nacional. Implantou grandes e importantes obras dentre outras: mais de 400 Km. de rede de esgoto; pavimentou 1.100.000 m2 de vias públicas; recuperou e construiu mais de 5.000 km de estradas rurais; construiu, reformou e ampliou 84 escolas , sendo destaque a criação e construção da Escola Agrícola, a urbanização da Lagoa Grande e do Mocambo, a implantação de várias avenidas como JK, Aristides Memória, Piauí, Arlindo Porto, Continental, Afonso Queiroz e Tomaz de Aquino, do Ceasa, e início da Avenidas Fátima Porto e Padre Almir, e na zona rural implantou sem ônus para a população modernos sistemas de tratamento de água e esgoto nos distritos de Areado, Major Porto, Pindaibas, Bonsucesso, Santana e Pilar.
Foi da AMM – Associação Mineira dos Município e da FEMAM – Federação Mineira de Associações Micro regionais, além de fundar e presidir, a AMAPAR.
Na Europa e Estados Unidos, participou de curso e visitas programadas nas áreas de administração pública e de empresas.
No final do mandato de Prefeito, obteve aprovação de 97% da população patense (Instituto Vox Populi).
Em Março de 1991, tomou posse como Vice-Governador de Minas Gerais, ao lado do Governador Hélio Garcia. (1991/1994).

Foi Coordenador Político, Secretário de Estado do Trabalho e Ação Social; Coordenador do PROMAM e do CAIC; Presidente da Comissão de Reforma do Estado, Coordenador Geral da Comissão Estadual de Apoio ao Índio; Coordenador Geral do Programa Mineiro de Iniciação ao Trabalho e Presidente da Comissão Estadual de Combate à Seca.
Participou de missões especiais no Exterior representando o Governo de Minas Gerais, como: negociação de financiamentos com BIRD-Banco Mundial e BID, em Washington; negociação do “Projeto Fruticultura no Jaíba”, com a OECF, em Tóquio; chefe da delegação mineira em Hannover, na Alemanha e em Viena assinou convênio com o Governo Austríaco e SEBRAE para implantar as ETFG – Escola Técnica de Formação Gerencial.
Em Fevereiro de 1995, tomou posse como Senador da República, tornando-se Vice-Presidente da Comissão de Infra-Estrutura; Membro efetivo da Comissão Mista de Orçamento e de Assuntos Econômicos; Comissão de Educação; Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; Comissão de Turismo; Comissão Especial das Obras Inacabadas pelo Executivo; e Comissão Parlamentar do Mercosul;
No Senado, foi o autor de 30 Proposições, sendo 2 Propostas de Emenda a Constituição, 20 Projetos de Lei do Senado, 3 Projetos de Resolução e 5 Requerimentos, destacando a que cria os Tribunais Regionais Federais em Minas Gerais, Bahia, Paraná e Pará; as “Comissões Intersindicais de Conciliação”, o Projeto de Lei que previa normas reguladoras do trabalho rural, regulamentação das profissões de Decorador e Cerimonialista.
Levantamento efetuado pela Folha de São Paulo – “De Olho no Congresso” – foi avaliado nos anos de 1988, 1999, 2000, 2001 e 2002 como MUITO ATUANTE. Publicou 2 Livros “A Força de Minas no Senado”, onde registra sua atuação parlamentar.
Foi relator de 79 Projetos, proferiu no Plenário do Senado 75 Discursos e 89 Apartes
Em 30 de abril de 1996 foi nomeado, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, permanecendo até o dia 08 de abril de 1998, tendo como prioridade melhoria de renda para o produtor e criar alternativas para integrar o pequeno e médio produtor rural à economia de mercado, através da democratização do crédito rural e dos serviços de apoio à agricultura.
Liderou a implantação do programa de securitização da dívida agrícola; criou e implantou o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar; implantou o Fórum Nacional de Agricultura; inserção da agricultura na agenda de negociações externas do Brasil; a campanha “Agricultura Real” sob sua gestão, através da CONAB; Membro do Conselho do “Programa Comunidade Solidária”; priorizou a erradicação da Febre Aftosa, que teve como marco divisor dos avanços brasileiros naquela tarefa as negociações feitas com a OIE, em outubro de 1996, para o reconhecimento de área livre fosse por regiões e/ou estados no Brasil.
Em fevereiro de 1997, durante missão oficial, à Itália, promovendo a agro-negócio brasileiro foi recebido pelo Papa João Paulo II, devido ao programa brasileiro de segurança alimentar e liderança compartilhada do país no combate à fome através do PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar.

Em Maio de 2004 foi convidado pelo Governador Aécio Neves para ocupar a Vice-presidência da CODEMIG – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, permanecendo até Janeiro de 2009.
Em Janeiro de 2009 novamente convidado pelo Gov. Antônio Anastasia para ser Vice Presidente da CEMIG – Cia. Energética de Minas Gerais, permanecendo até janeiro de 2015.
Desde 25 de abril de 2011 é CEO da LRP – Empreendimentos e Participações Ltda, e desde 03 de fevereiro de 2014 é CFO da PME Empreendimentos Imobiliários Ltda.

 

Marcelo Munhoz Auricchio Conselheiro 2011 Até AGO 2024

Brasileiro, tecnólogo em gestão empreendedora, residente e domiciliado na cidade de São Caetano do Sul. Possui mais de 35 anos de experiencia na área industrial. Empresário na área de automação, sócio e diretor Safety /Robótica do Grupo Módena Contric (setor de atividade: automação industrial e robótica). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Companhia, desde 2011.

Paulo Andrade Conselheiro 2020 Até AGO 2024

Brasileiro, engenheiro químico, residente e domiciliado na cidade de Jundiaí/SP, possui mais de 30 anos de carreira profissional em 12 empresas internacionais e locais como CEO, COO, Diretor da Unidade de Negócios e Gerente Executivo (Nestlé, Unilever, Parmalat, Cremer, Amanco Mexichem, Avery Dennison, Associated British Foods, Griffith Labs, Atmosfera Grupo Elis, Enova Foods, Rio Branco Alimentos e Polinutri). Larga experiência em Companhias de capital aberto, limitadas, controladas por Fundos de Investimento e Familiares, gerenciando DRE, Balanço, Fluxo de Caixa, Budget de Investimentos, Planos Estratégicos de Longo Prazo e Operações de Fusões e Aquisições. Atualmente é CEO da Polinutri Nutrição Animal desde março de 2019 e membro do Conselho de Administração da Eternit desde 2020.

Conselho Fiscal

A Companhia terá um Conselho Fiscal, que exercerá as atribuições e os poderes que lhe são conferidos pela Lei nº 6.404/76 e funcionará em caráter não permanente, somente sendo instalado pela Assembleia Geral, mediante solicitação de acionistas representando quórum exigido por lei ou pela regulamentação expedida pela CVM.

O Conselho Fiscal da Companhia, quando instalado, será composto de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros efetivos e respectivos suplentes, residentes no País, acionistas ou não. O mandato dos membros do CF é de um ano com possibilidade de reeleição em Assembleia Geral Ordinária.

Nome Data de Eleição Término do Mandato
Rogério Pires Bretas Conselheiro Titular 2022 Até AGO 2023

Rogério Pires Bretas, brasileiro, contador, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996, cursa atualmente Direito na Faculdade Universo de Goiânia. Atua há 27 anos em consultoria contábil e tributária.

Foi por 07 anos diretor executivo responsável pelo escritório de consultoria tributária da EY em Goiânia (GO). Teve oportunidade de liderar equipes de controladoria nos setores de Telecomunicações e na Indústria de PVC.

Com atuação em todo território nacional, implementou incentivos fiscais federais e estaduais nas empresas em que atuou, além de responder pelo Compliance Tributário. Tem atuação destacada nos trabalhos de encerramento de demonstrações financeiras, atendimento a auditorias e autoridades fiscalizadoras.

Acumulou conhecimento especialmente nos setores de Construção Civil, Mineração, Agronegócio, Indústrias em geral, Atacado / Varejoe Prestadores de Serviços. Bretas atualmente é sócio da Valloriza Consultoria e Gestão de Negócios Ltda.

 

Paulo Henrique Zukanovich Funchal Conselheiro Titular 2013 Até AGO 2023

Paulo Henrique Zukanovich Funchal, brasileiro, formado em engenharia naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e mestre em economia da energia pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.

Ele foi gerente de project finance do Banco Itaú, diretor de desenvolvimento de negócios da Elucid Group, diretor geral da ARMATEK e membro do Conselho Fiscal da Eternit. Atualmente é sócio líder da área de Fusões e Aquisições da Grant Thornton.

Além da Companhia, nenhuma das sociedades acima faz parte do Grupo Eternit.

Wilfredo João Vicente Gomes Conselheiro Titular 2021 Até AGO 2023

Wilfredo João Vicente Gomes, cursou Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Controladoria na FECAM, possui especialização pela Fundação Dom Cabral – Governança Corporativa e em Formação de Conselheiros. Desde 2003 é Presidente da Multicorp Participações, que reúne as empresas OneWG Multicomunciação, Multione Fitness, Multilíders – Há 03 anos é Presidente do LIDE SC e Multicompany. Foi Conselheiro de Administração da CELESC e atualmente foi Conselheiro da empresa AES Eletropaulo. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Eternit. Além da Companhia, nenhuma das sociedades acima faz parte do Grupo Eternit.

Rochana Grossi Freire Conselheira Suplente 2021 Até AGO 2023

Mestre em marketing e planejamento estratégico. Certificação internacional em gestão de riscos (ISO 31000 e COSO), ferramentas de avaliação de riscos (ISO 31010), Auditoria de Sistemas de Gesta o (ISO 19011), governança corporativa em empresas públicas (Lei 13.303), Compliance (ISO 19600 e Auditora Líder em Sistemas de Gestão Antissuborno- ISO 37001), Auditoria e Controles Internos (Modelo IACM).

Sólida experiência em liderança estratégica de gestão de riscos, governança e compliance, comunicação, marketing e vendas, industrial, agronegócios, saúde e serviço e varejo, com implementação de processos para gerenciar riscos financeiros, operacionais e reputacionais, com implementação de frameworks em governança, controles internos, lei geral de proteção de dados e programas de compliance.

Fortes habilidades de gestão de pessoas comprometida com os mais elevados padrões éticos. Conhecimento profundo dos mercados globais e domésticos com foco em estratégias corporativas e clientes. Fortes habilidades analíticas e de resolução de problemas aplicadas ao lucro e participação no mercado. Excelente comunicação escrita e verbal em inglês, português e espanhol.

Felipe Camara Ruiz Conselheiro Suplente 2021 Até AGO 2023

Sócio-fundador da AGF e Boa Vista Investimentos. Ocupou cargos de alta gestão na Restaurant Brands International (3G Capital), Booz & Company, General Motors e Mercedes-Benz, entre outras. Atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia. Nenhuma das sociedades citadas faz parte do Grupo Eternit.

 

Eurico do Reis Rodrigues Fróes Conselheiro Suplente 2022 Até AGO 2023

Brasileiro, contador e advogado, atua profissionalmente nas áreas contábeis e de controladoria há mais de 30 anos, com experiência consolidada nos setores de construção civil, incorporação imobiliária, siderurgias, telefonia, dentre outros, atendendo empresas constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto.

Foi professor universitário no curso de ciências contábeis nas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo em Minas Gerais. Sócio diretor da PROSSIG Gestão Integrada em Serviços Contábeis Ltda, com sede em Belo Horizonte, MG, prestando serviços de gestão contábil e financeira para empresas de diversos segmentos e Diretor administrativo e financeiro da Bio Prolab Laboratório de Controle de Qualidade Ltda, com sede em Belo Horizonte, MG, que atua no ramo de análises microbiológicas de ar, alimentos, água, fármacos e cosméticos em geral.

 

Diretoria Estatutária

A Diretoria é eleita pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição. É composta de 2 (dois) a 4 (quatro) membros, sendo um Diretor-Presidente. A Diretoria é responsável pela execução das decisões do Conselho e pela gestão direta dos negócios da Companhia.

Nome Data de Eleição Término do Mandato
Luis Augusto Barcelos Barbosa Presidência 2017 Até AGO 2024

Brasileiro, formado em engenharia pela Escola Politécnica – USP, pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP, com cursos de especialização na Babson College – Massachusetts e no IMD – Lausanne. Desenvolveu sua carreira desde 1984 nas áreas comercial, marketing, produção e planejamento estratégico, liderando operações no Brasil e na América do Sul em empresas como Rhodia, Alcoa, Sasazaki e Assa Abloy. Sendo que nos últimos 10 anos ocupou posições de Diretor geral ou CEO. Atualmente é Presidente da Diretoria da Eternit.

Rodrigo Angelo Inácio Comercial e Marketing 2017 Até AGO 2024

Brasileiro, com formação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; MBA em Finanças e formação em Conselheiro de Administração pelo IBGC. Executivo com experiência em processo de transformação e estruturação de empresas, com uma carreira construída na indústria da construção em operações no Brasil e América do Sul. Atua há mais de 10 anos em posições de Diretoria ou CEO em corporações multinacionais e nacionais em empresas como Mexichem (Amanco), Sasazaki, Aliax (Nicoll) e Krona, em áreas operacionais, comercial e marketing. Abrangente conhecimento de todos os processos de Gestão de Negócios. Atualmente é Diretor Comercial e Marketing da Eternit S.A.

Vitor Mallmann Financeiro, Recursos Humanos e Relações com Investidores 2018 Até AGO 2024

Brasileiro, tem graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRJ, especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, MBA Executivo pela COPPEAD e MBA em Finanças pelo IBMEC, além de formação como Conselheiro de Administração pelo IBGC. Sólida experiência em gestão adquirida como Presidente da Quattor, Vice-Presidente da UNIPAR e membro do Conselho de Administração de diversas empresas do setor petroquímico. Atuou também na Petrobras Química – Petroquisa e Grupo Ultra. Atualmente é Diretor Financeiro, Recursos Humanos e Relações com Investidores da Eternit.

José Ricardo Reichert Diretor Industrial 2021 Até AGO 2024

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e com Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco, o executivo, possui sólida experiência na indústria de construção civil, adquirida como Diretor Industrial do Grupo Saint Gobain.

Comitês do Conselho

Os Comitês são formados com o objetivo de auxiliar o Conselho de Administração em tópicos relevantes para o desenvolvimento da Companhia, visando agregar valor ao auxiliar na condução dos negócios. Atualmente, a Eternit possui os seguintes comitês.

Comitê Financeiro, Auditoria e Riscos

Nome Função
Louise Barsi Coordenadora
Arlindo Porto Neto Conselheiro

Comitê de Recursos Humanos e Estratégico

Nome Função
Paulo Andrade Coordenador
Arlindo Porto Neto Conselheiro

Comitê Fotovoltaico

Nome Função
Marcelo Gasparino Coordenador
Louise Barsi Conselheiro

Comitê de Operações

Nome Função
Marcelo Auricchio Coordenador
Paulo Andrade Conselheiro