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Conselho de Administração

O Conselho de Administração (CA) é um órgão autônomo de natureza colegiada, composto por até 5 (cinco) membros, com atuação regulada por Regimento Interno, cujas principais responsabilidades são orientar os negócios da Companhia, acompanhar sua operação e administração, decidir sobre questões estratégicas, orientar a Diretoria sobre temas relevantes, deliberar sobre a distribuição de dividendos, além de criar Comitês para matérias específicas.

O mandato dos membros do CA é de dois anos com possibilidade de reeleição em Assembleia Geral Ordinária. O Conselho de Administração realiza no mínimo 6 (seis) reuniões por ano e reuniões extraordinárias sempre que necessárias ou quando convocadas por um de seus membros.

Nome Membro do(a) Data de Eleição Término do Mandato

O Sr. Fausto exerce o cargo de Presidente do Conselho de Administração desde Abr/2023, é formado em Administração de Empresas e Direito, com MBA em finanças e pós-graduação em Economia.Com uma sólida carreira construída no setor financeiro, possui 35 anos de experiência no mercado financeiro, construindo a sua jornada profissional com passagens pelo Banco da Patagônia na Argentina e pelo Banco do Brasil, onde exerceu o cargo de CEO de 2021 até janeiro de 2023.

A Sra. Erika Lopes Tornice é formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, com MBA em Marketing na Fundação Dom Cabral, com 20 anos de experiência em organizações globais nas industriais de Serviços e Tecnologia/SaaS, construiu a sua jornada profissional com passagens pela American Express, Vivo, Microsoft, Intuit e RD Station, onde exerce o cargo de Chief Revenue Officer (Vice-Presidente) desde 2018. É palestrante e mentora de startups através da Endeavor.

O Sr. Richard é Conselheiro de Administração desde mar/23, membro do Comitê de Auditoria não Estatutário e Coordenador do Comitê de ESG desde abril de 2023. O Sr. Richard é graduado em engenharia de produção, pós graduado em marketing e controladoria e possui especialização em governança corporativa e gestão de riscos. Atuou por mais de 20 anos como especialista em reestruturação de empresas, liderando processos de transformação organizacional, tendo sido um dos precursores no País a atuar como CEO interino durante diversos processos de turnaround. É Conselheiro de Administração e membro de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) na categoria “plus” e nos últimos 18 anos atua como membro de Conselhos de Administração e Consultivos, assim como membro de comitês de assessoramento aos Conselhos, tais como de Auditoria, Estratégia, Pessoas e Inovação. Foi Presidente do Conselho da Track & Filed, Grupo Ráscal de restaurantes, Hospitais Leforte e FCC Indústria e Comércio, além de ter sido membro dos conselhos de administração do Grupo Mater e Kinoplex. É professor dos cursos de governança corporativa e de formação de Conselheiros de Administração do IBGC há mais de 12 anos.

O Sr. Auricchio é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde Abril 2011 e Cordenador do Comitê Fotovoltaico. Ele é Tecnólogo em Gestão Empreendedora e Eletroeletrônica pela Universidade Paulista e está finalizando o MBA em Value Investing.

O Sr. Auricchio possui mais de 36 anos de experiência na área industrial, fez carreira no Grupo Mahle Metal Leve e foi sócio e Diretor da Safety / Robótica do Grupo Módena Contric até maio de 2022. Ele também é membro do Conselho de Admistração da Sabesp desde Maio 2022, membro do Conselho de Administração do Grupo Paranapanema desde Abril de 2022 e foi membro suplente do Conselho Fiscal do Grupo Unipar em 2017.

O Sr. Eder Sá Alves Campos, possui formação em Administração de Empresas e Economia, com MBA Executivo em Gestão de Negócios no IBMEC, com 15 anos de experiência em relacionamento com clientes, transformação digital e inovação nas indústrias de saneamento, agronegócio, family office, consultoria e setor público, tendo ocupado posição de liderança na iniciativa privada e pública. Atualmente é Diretor de Clientes e Soluções Sociais na Fundação Dom Cabral.

Conselho Fiscal

A Companhia terá um Conselho Fiscal, que exercerá as atribuições e os poderes que lhe são conferidos pela Lei nº 6.404/76 e funcionará em caráter não permanente, somente sendo instalado pela Assembleia Geral, mediante solicitação de acionistas representando quórum exigido por lei ou pela regulamentação expedida pela CVM.

O Conselho Fiscal da Companhia, quando instalado, será composto de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros efetivos e respectivos suplentes, residentes no País, acionistas ou não. O mandato dos membros do CF é de um ano com possibilidade de reeleição em Assembleia Geral Ordinária.

Nome Membro do(a) Data de Eleição Término do Mandato

O Sr.Paulo é Conselheiro Fiscal da Companhia desde 2013. O Sr. Paulo é economista, formado em engenharia naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e mestre em economia da energia pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Foi gerente de project finance do Banco Itaú, diretor de desenvolvimento de negócios da Elucid Group, diretor geral da ARMATEK e sócio líder da área de fusões e aquisições da Grant Thornton. Atualmente é sócio da ZF Partners Strategy Advisory.

O Sr. Eurico é Conselheiro Fiscal da Companhia desde março de 2022. o Sr. Eurico é contador e advogado e, atua profissionalmente nas áreas contábeis e de controladoria há mais de 30 anos, com experiência consolidada nos setores de construção civil, incorporação imobiliária, siderurgias, telefonia, dentre outros, atendendo empresas constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto.

Foi professor universitário no curso de ciências contábeis nas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo em Minas Gerais. Sócio diretor da PROSSIG Gestão Integrada em Serviços Contábeis Ltda, com sede em Belo Horizonte, MG, prestando serviços de gestão contábil e financeira para empresas de diversos segmentos e Diretor administrativo e financeiro da Bio Prolab Laboratório de Controle de Qualidade Ltda, com sede em Belo Horizonte, MG, que atua no ramo de análises microbiológicas de ar, alimentos, água, fármacos e cosméticos em geral.

O Sr. Valmir Pedro Rossi, brasileiro, com pós-graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul e em Marketing pela PUC Rio de Janeiro, com MBA em Administração Geral pela USP e Gestão de Negócios pela UNB-Brasília. Sr. Valmir construiu a sua trajetória profissional atuando como Contador das empresas Casfor e Bertol S.A e como membro do Conselho de Administração e Fiscal nas empresas Gerdau S.A, Brasilprev S.A, CSN S.A, Banco da Amazônia, BB Seguridade, Kleper S.A. Atualmente é Conselheiro Fiscal das empresas Cadam S.A e Randon S.A

O Sr. Pedro Zannoni, brasileiro, é formado em Direito pela Universidade Paulista, com MBA em Administração de Emrpesas e Programa de Desenvolvimento Executivo na Wharton Business School. Sr. Pedro, construiu a sua jornada profissional em empresas globais com passagens pela Amer Sports, Puma Sports, Adidas, Asics e Lacoste, onde exerce o cargo de CEO

O Sr. Felipe exerce o cargo de Conselheiro Fiscal Suplente da Companhia desde 2021. O Sr. Felipe é sócio-fundador da AGF e Boa Vista Investimentos. Ocupou cargos de alta gestão na Restaurant Brands International (3G Capital), Booz & Company, General Motors e Mercedes-Benz, entre outras. 

O Sr. Claúdio é Conselheiro Fiscal Suplente da Companhia desde marçode 2023. O Sr. Claúdio é Contador com atuação profissional na área tributária há mais de 27 anos, sendo os últimos 13 anos dedicados especificamente a negócios imobiliários. Foi Gerente Tributário na Deloitte por 10 anos, atuou como Head de Tributos na MRV&Co e atualmente é responsável pela área tributária com ênfase em negócios imobiliários do escritório Lacerda Diniz Sena Advogados. Ademais, é empreendedor social, conselheiro do Instituto Galo, membro do Movimento por Uma Cultura e Embaixador do Capitalismo Consciente.

Diretoria Estatutária

A Diretoria é eleita pelo Conselho de Administração para mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição. É composta de 2 (dois) a 4 (quatro) membros, sendo um Diretor-Presidente. A Diretoria é responsável pela execução das decisões do Conselho e pela gestão direta dos negócios da Companhia.

Nome Membro do(a) Data de Eleição Término do Mandato

O Sr. Paulo é Diretor Presidente da Companhia desde julho de 2023. O Sr. Paulo é formado em Engenharia Química pela UNICAMP e possui MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com extensão realizada na Universidade de Cambridge, Vanderbilt e Lion. Com 36 anos de carreira profissional atuando em empresas internacionais e locais nas posições de CEO, COO, Diretor e Gerente Executivo, assim, construindo a sua jornada profissional nas empresas Nestlé, Unilever, Parmalat, Cremer, Amanco Mexichem, Avery Dennison, Associated British Foods, Griffith Labs, Atmosfera Grupo Elis, Enova Foods, Rio Branco Alimentos, Polinutri, Peccin,Phitta Mask, e Bauducco. Atualmente, exerce a função CEO da Eternit e COO da Bauducco.

O Sr. Rodrigo exerce o cargo de Diretor Comercial e de Marketing desde 2017. Com formação em Engenharia mecânica e pós-graduado nas áreas de Marketing e Finanças, desenvolveu sua carreira desde 1994 nas áreas de gestão de unidades de negócios, marketing, planejamento estratégico e vendas, com vivência com sólida experiência adquirida como Diretor ou CEO nas empresas Krona Tubos e Conexões S.A., Nicoll (Grupo Aliaxis), Sasazaki - Portas e Janelas, Amanco Brasil e Amanco Argentina (Grupo Mexichem).

O Sr. Vítor exerce o cargo de Diretor Administrativo Financeiro, Recursos Humanos e Relações com Investidores desde outubro de 2018. Com formação e mestrado em Engenharia Química pela UFRJ, especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial, com MBA pela COPPEAD e MBA em Finanças pelo IBMEC, além de formação como Conselheiro de Administração pelo IBGC. Desenvolveu a sua trajetória profissional no setor Petroquimico, com sólida experiência adquirida como Presidente da Quattor e Vice-Presidente da UNIPAR, tendo atuado também na Petroquisa e Grupo Ultra. Atualmente além de ocupar cargo na Diretoria da Eternit é também membro do Conselho de Administração da UNIPAR. 

O Sr. José Ricardo exerce o cargo de Diretor Industrial desde 2021.O Sr. Reichert é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e com Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco, o executivo, possui sólida experiência na indústria de construção civil, adquirida como Diretor Industrial do Grupo Saint Gobain.

Comitês do Conselho

Os Comitês são formados com o objetivo de auxiliar o Conselho de Administração em tópicos relevantes para o desenvolvimento da Companhia, visando agregar valor ao auxiliar na condução dos negócios. Atualmente, a Eternit possui os seguintes comitês.

Comitê de Auditoria Não Estatutário

Nome Função
Louise Barsi Coordenadora
Richard Doern Conselheiro

O Sr.Bretas é Especialista Independente do Comitê de Auditoria Não Estatutário desde dezembro de 2022. O Sr. Bretas é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1996, cursa atualmente Direito na Faculdade Universo de Goiânia. Atua há 27 anos em consultoria contábil e tributária. Foi por 07 anos diretor executivo responsável pelo escritório de consultoria tributária da EY em Goiânia (GO). Teve oportunidade de liderar equipes de controladoria nos setores de Telecomunicações e na Indústria de PVC. Com atuação em todo território nacional, implementou incentivos fiscais federais e estaduais nas empresas em que atuou, além de responder pelo Compliance Tributário. Atualmente é sócio da Valloriza Consultoria e Gestão de Negócios Ltda.

Comitê de Recursos Humanos e Estratégico

Nome Função
Luis Augusto Barbosa Coordenador
Fausto Ribeiro Conselheiro
Paulo Andrade Executivo

Comitê Fotovoltaico

Nome Função
Marcelo Auricchio Coordenador
Fausto Ribeiro Conselheiro
Paulo Anrdade Executivo
Rodrigo Inácio Executivo

Comitê de ESG

Nome Função
Richard Doern Coordenador
Paulo Andrade Executivo